sábado, 10 de maio de 2014

Argilas Suas Funções.



Argila verde, amarela, branca, rosa, negra, cinza… Para quem é novata no assunto, não é difícil se perder com tantas opções. Às vezes parece até exagero tantos tipos de argila no mercado, mas vocês verão que cada uma tem características específicas que as tornam úteis para algumas funções. Não importa se você tem pele sensível, seca, oleosa, mista, com manchas, certamente terá algum tipo de argila que atenda às suas necessidades.

Argila branca

Ideal para peles mistas, sensíveis (devido ao seu pH bem próximo ao da pele) e/ou com manchas. Limpa e absorve a oleosidade sem ressecar, promove uma hidratação branda, tem propriedades calmantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e clareadoras. É a argila mais suave de todas, daí a sua indicação para peles sensíveis.

Argila vermelha

Hidrata, nutre, previne o envelhecimento da pele, tem propriedades antiestressantes e estimulante (estimula a circulação sanguínea). O principal uso da argila vermelha é como redutora de medidas (qualquer argila pode ser aplicada em outras partes do corpo também, não só no rosto!), em máscaras faciais é mais comum encontrá-la na forma de argila rosa.

Argila rosa

A argila rosa é uma mistura de argila branca com vermelha, portanto sua função é um “mix” das funções de ambas: tem leve ação clareadora, propriedades calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, hidratantes e antienvelhecimento. Ideal para peles secas a normais e/ou com manchas e problemas de sensibilidade.

Argila amarela/dourada

Rica em elementos responsáveis pela formação da base de colágeno, a argila amarela aumenta a elasticidade da pele, combate e retarda o envelhecimento, tem efeito tensor (ou seja, ajuda a combater a flacidez cutânea), além de reduzir rugas e inflamações. Excelente para peles maduras, desvitalizadas.

Embora seja menos conhecida, outra argila que também é bacana para peles maduras é a argila roxa. Rica em magnésio, ela melhora o tônus muscular e revitaliza a pele cansada.


Argila verde

Quem tem pele oleosa provavelmente já ouviu falar dela: tem propriedades adstringentes (ou seja, limpa profundamente), tonificantes, estimulantes (estimula a circulação sanguínea), secativa, desintoxicante, bactericida, analgésica e cicatrizante. Perfeita para peles oleosas e acneicas.

A argila verde ainda pode ser usada no combate à celulite (por estimular a circulação e ter ação anti-inflamatória) e como esfoliante capilar – uma vez por semana – em cabelos extremamente oleosos.


Argila cinza

Possui propriedades clareadoras, antioxidantes, antienvelhecimento e também ajuda a combater espinhas e cravos (devido ao enxofre em sua composição). É bacana para peles oleosas mais maduras ou para peles oleosas que desejam clarear manchas. Caso a pele seja oleosa, com mancha, porém bem sensível, a argila branca é mais indicada.

Argila negra

É a argila mais nobre de todas. Tem ação anti-inflamatória, antiestressante, rejuvenescedora e estimulante. É comumente usada no tratamento de doenças como artrite e artrose.





Nenhum comentário:

Postar um comentário