terça-feira, 6 de maio de 2014

Tipos de Pigmentação de Pele

Discromia

Consiste em um termo médico utilizado para descrever anomalia ou alteração na pigmentação da pele.
A etiologia da discromia é diversificada, podendo ser causada pela exposição aos raios ultra-violetas (UV), alterações dos níveis hormonais, reações alérgicas, alterações genéticas, estresse psicológico, acidentes mecânicos (como, por exemplo, queimadura), entre outros. Dentre os locais mais comumente afetados estão: face, braços, mãos, ombros, costas e pernas.

Classifica-se a discromia em dois tipos: hipodromia e hipercromia.




Hipocromia ( Pouca pigmentação)
Hipercromia ( Excesso de pigmentação)
Lêntigo solar: surge especialmente no tórax, como resultado da exposição solar.
Durante o período de tratamento das discromias, é de extrema importância evitar ao máximo a exposição à luz solar, pois somente um dia já é suficiente para reverter meses de tratamento.

Dicas : Quanto mais alto o valor do FPS, maior será a proteção que o filtro solar oferece contra os raios UV-B (radiação ultravioleta, que causa queimaduras, e até mesmo câncer de pele a longo prazo). O FPS também tem o poder de indicar o tempo que a pessoa pode se expor ao sol usando filtro solar, e quando ela deve colocar novamente.
Para escolher o FPS ideal, o indivíduo deve tem em mente que, quanto mais clara for a sua pele, mais alto deve ser, por exemplo, o FPS 15 filtra 93,3% da radiação ultravioleta B, já o FPS 30 evita 96,7%.


Este tipo de discromia caracteriza-se por apresentar pouca pigmentação. O tipo mais comum é o vitiligo. Esta patologia é de difícil tratamento; contudo, algumas técnicas, como, por exemplo, a micropigmentação, podem melhorar a estética da área despigmentada.

Este tipo de discromia caracteriza-se por apresentar excesso de pigmentação.  São diversos os tipos de hipercromia, dentre eles estão:

Mancha mongólica: também resulta da exposição à luz solar, de localização dérmica, ocorrendo com maior frequência em pessoas negras.
Lêntigo senil: localizam-se habitualmente nas mãos, braços e face e decorrem da exposição durante anos ao sol.
Efélide: popularmente conhecidas como sardas, ocorrem em pessoas de pele clara e localizam-se mais comumente na face.
Melasma (ou cloasma): possui coloração marrom escura e localiza-se mais frequentemente na face. Surge em mulheres durante o período gestacional, resultando, em grande parte, das alterações hormonais ocorridas nesse período.
A melhor forma de evitar a discromia ocasionada pela exposição aos raios UV é utilizar protetores com alto fator de proteção solar e de amplo espectro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário