Chamadas de telangiectasias, as varizes de pequeno tamanho, bem finas, tipo "fio de cabelo", vêem incomodando bastante mulheres e homens pela questão de aparência - já que na maioria das vezes se localizam na face, no nariz e no colo -, mas o que muita gente não sabe é que a progressão destas veias avermelhadas pode levar a manchas e até a um e sangramento no futuro se não cuidadas.
Segundo o angiologista e cirurgião vascular Eliud Garcia Duarte Júnior, as telangiectasias ou vasinhos, são pequenos capilares localizados na pele, muito finos, ramificados, em geral de coloração avermelhada, constituídas de microfístulas arteriovenosas. São também chamados de "spider veins" pelo padrão tipo teias de aranha. O crescente incômodo estético, que as telangiectasias de face causam, principalmente em mulheres, vem fazendo com que o angiologista se dedique cada vez mais ao problema, pesquisando novas técnicas e aprimorando as já existentes, de tal forma a associar um melhor resultado médico-cirúrgico a uma maior perfeição estética.
A causa dos vasos do rosto são as mais diversas. "As telangiectasias são um problema semelhante às varizes de membros inferiores, mas podem ter causas diferentes. O envelhecimento facial, o uso de alguns medicamentos tópicos, a hereditariedade e a rosácea, são algumas das principais causas do aparecimento dos pequenos vasos na face", informa o Eliud Garcia.
A presença das telangiectasias na região central da face pode caracterizar uma doença vascular inflamatória crônica, conhecida por Rosácea, que pode ser acompanhados por pústulas e nódulos. A Rosácea ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade. É mais freqüente em mulheres e, em geral, o quadro é mais extenso e moderado. Formas mais localizadas e graves são encontradas mais comumente nos homens. Raramente é observado o diagnóstico em negros.
Tratamento
"Assim como as varizes dos membros, as varizes da face também apresentam bons resultados com os novos tratamentos a laser, onde as veias disformes de pernas e face podem ser tratadas de maneira não invasiva e com sucesso", informa o cirurgião vascular e angiologista José Maria Gómez Pérez dizendo ainda que as recentes tecnologias permitem uma sensível redução da dor e manchas na pele.
Portanto, para tratar varizes no rosto o Laser é mais eficiente, porque os vasos são muito superficiais, e existe uma pequena extensão de pele entre a superfície e os vasos, o que diminui riscos e facilita o tratamento. "A eliminação dos vasinhos é realizada no próprio consultório médico, sem a necessidade de anestesia, basta marcar o dia como se fosse fazer uma consulta, o processo é realizado e o paciente vai embora em seguida. A recuperação após as aplicações não exige muito cuidados especiais. O que se recomenda é que o paciente não tome sol nas primeiras 24h", revela o angiologista.
Os aparelhos de laser produzem luz com determinadas características que podem ser controladas com perfeição. Estas características fazem com que a luz seja seletivamente absorvida por células vermelhas de sangue dentro dos vasos sangüíneos na pele, levando a alteração da energia dentro dos vasos que se quer eliminar, mas não lesando os outros tecidos ao seu redor. Assim se atinge o objetivo de eliminar os pequenos vasos da pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário