"sofre de pele lipídica? Veja quais são as causas e como diminuir a oleosidade da pele."
Existem diversos tipos de pele, a alipídica (aspecto ressecado e com a presença de descamações), a mista (aspecto seco nas maças, e oleoso na região da testa, nariz, e queixo) e a oleosidade que apresenta a aparência brilhante e presença de secreções sebáceas. Os brasileiros sofrem mas com o tipo de pele lipídica, onde os poros possuem maior destaque, e normalmente a características dilatadas, esse tipo de pele normalmente vem acompanhado de acne e cravos (comedões) , piorando ainda mais a aparência da pele.
A pele lipídica é causada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas e acarreta na maior propensão ao surgimento das acne e dos cravos, e normalmente atinge até 90% das mulheres jovens. Além da produção em excesso dos sebos, a alteração hormonal, o excesso de sol, a má alimentação, e até mesmo a mudança climática podem interferir no tipo de pele a tornando de espécie lipídica. Se sua pele possui este aspecto e você deseja amenizar sua aparência oleosa(lipídica) siga as dicas abaixo.Primeiramente adquira sabonetes neutros para serem utilizados nas lavagens do seu rosto que não podem ultrapassar a margem de duas vezes diárias, isto porque mais que isso o efeito é contrário passando a estimular a maior produção do sebo. Além disso, procure fórmulas que contenham antibactericidas e anti-sépticos. A maior produção desse sebo é realizada durante a noite, por isso é crucial que a pele seja higienizada antes de dormir, e caso use maquiagem, não esqueça de retirá-la completamente toda noite. Procure utilizar produtos sem álcool para retirar a maquiagem, existem diversos demaquilantes no mercado com a fórmula isenta da substância. Outra alternativa para quem deseja eliminar o aspecto oleoso da pele é a realização de esfoliação uma vez por semana, existem produtos especializados para a realização da esfoliação ou você pode preparar uma solução caseira para esfoliar a pele, basta misturar um hidratante de sua preferência.
Uma grande inverdade é que peles oleosas não devem ser hidratadas e o uso de protetores solares aumenta sua oleosidade. Mesmo a pele oleosa precisa do uso de hidratantes e é claro, do FPS . No entanto, procure as versões “Oil Free” (livre de óleo) criados especialmente para esse tipo de pele.O ideal é preocurar um dermato ou um centro estético, para lhe orientar quanto ao uso desses produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário